quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O Carnaval de Bagé tá na rede!

Mais uma vez a Rádio Cultura sai na frente rumo a valorizaçãodo povo carnavalesco.
A partir de hoje todo o trabalho da Equipe de Carnaval estará nesse blog, com informações rápidas e exclusivas, tanto do trabalho no estúdio como na avenida.

Do samba  vamos  ter  reportagens feitas pelo nosso  pessoal: Sabrine Castelo, Wilson e Ari Greco, mais as participações de nossas jornalistas   Indiara Deamici, Jaqueline  Muzza  e Queila Barão. Comentários e opiniões de João Costa Netto, Neimar Rodrigues, Kido Muniz e Edegar Muzza.

Vai ter a agenda do carnaval  e  você poderá interagir   com a equipe deixando seus comentários no mural do samba.

O diretor da Rádio Cultura Vacionir Lopes lembra que  "nenhum de nós é tão importante sozinho, quanto todos nós juntos".
Aproveitem. É para o povo do carnaval.
Kido Muniz. 

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Carnaval 2012 em Bagé

               Agora sim terminou o carnaval dos 200 anos. Um crescimento palpável na grande maioria das entidades carnavalescas. Me baseio no público para fazer esta afirmação. Em nenhuma noite em que aconteceram os desfiles o público abandonou o local antes do término. O segundo fato foi a paridade de forças entre os participantes. A tal ponto chegou que uma das categorias teve que ser usado o regulamento para definir o campeão. Três blocos burlescos empataram na contagem geral. Isto no segundo grupo. Campeão, segundo aprogoa o artigo 8 do regulamento, foi Aqui Agora. Empatados no segundo lugar, Brasa Viva e Goela Seca. No primeiro, a diferença entre o campeão e vice foi de meio ponto. Campeão se Cola Colou e vice Panteras do Lagoão. Apenas a inversão do que aconteceu no ano passado. 
               As duas entidades de primeiro grupo que baixam para o segundo são: Mimosas do Jacaré e Vagalumes da Zona Leste. A que sobe é Aqui Agora. Restam duas empatadas em segundo lugar que não houve parâmetro no regulamento para identificar o vice. Será resolvido na reunião de diretoria de hoje à noite, a partir das 19h30min, no Ali Baba. A lógica será a ascensão de ambas, pois empataram em tudo. Porém, e sempre tem um porém, quem resolve é a diretoria da Abec, usando de suas prerrogativas, segundo determina o regulamento atual. 
                No caso dos blocos carnavalescos, o campeão do segundo grupo foi a Stangucha somando 69,50 de um total de 70 pontos. Em segundo lugar o Tropicaliente com 66,00. Em escolas de samba, a Águia da BX foi a campeã no concurso organizado pela Libes. A Aliança foi a campeão no concurso  organizado pela Acesb. A secretaria de Cultura declarou campeã  dos carnaval 200 anos de Bagé a Escola Aliança que somou 108,80 de um total de 110 pontos. Ao passo que a Águia da BX somou 107,40. A segunda colocada foi a Estrela D’alva  com  107,70 pontos. As discussões em torno de um carnaval é salutar. Cada um quer ver seu trabalho valorizado. Já dizia Joãozinho 30: “Não há samba sem enredo”. Agora cabe a cada um dos dirigentes fazer a avaliação sobre o trabalho apresentado. Por exemplo, a maioria das entidades não ”escalou” um diretor(a) de ala. Muitas vezes “embolava” a meia cancha e a entidade parava na avenida. Algumas não deixaram espaço para a evolução do mestre sala e porta bandeira. Outras “prensaram os passistas”. Algumas até deixaram um “buraco” entre uma e outra ala. Nem todas entregaram a sinopse aos jurados. O samba de enredo em algum caso deixou de ser avaliado por falta da letra. Eu sei que não é fácil, principalmente para quem não divide atribuições. Centraliza tudo. Precisamos evoluir até mesmo na “escalação” de pessoas que possam ajudar. Colocar uma entidade na avenida, já não é fácil, imaginem deixar um jurado sem informações do que está sendo apresentado. 
São avaliações que faço no sentido de ajudar no próximo ano. Em linhas gerais   o carnaval de Bagé, que já vinha crescendo, este ano atingiu 80% do ideal para o nosso tamanho como cidade. Os próximos 20% que faltam deve levar algum tempo para ser concretizado.
Concordam?
FONTE:  http://www.folhadosulgaucho.com.br/?p=19&n=16052